4 motivos pelos quais o Orkut é infinitamente melhor que o Facebook

Antes de mais nada eu gostaria de dividir uma imagem com os senhores, pois se trata de algo demasiado fenomenal para ainda estar no abismo de desconhecimento popular.

Apreciem.

****
Agora sim, o texto.

As redes sociais tem uma capacidade de se reciclarem tão eficaz que chega a ser imperceptível. Ninguém sabe ao certo quando foi que o iRC foi extinguido, ou quando o Facebook deixou de ser só mais um site gringo de empresários americanos vendendo aspirantes pornôs e estudantes de faculdade marcando fodas em Harvard.

A questão em si está no fato de que nem sempre uma rede social é necessariamente melhor que sua antecessora. É fato incontestável que o Fotolog foi superior ao Flogão, mas as opiniões divergem quando trata-se de comparar o Fotolog com o Flickr. Eu, por exemplo, preferia infinitamente o Fotolog, enquanto os pseudo-cults com suas câmeras canon compradas em uma de suas viagens pra Disney preferem indiscutivelmente o Flickr.

O mais novo fenômeno internérdico é o Facebook. Lembro que ano retrasado, no meio do ano, tive de fazer um trabalho sobre redes sociais para outras turmas e, na lista de redes emergentes, estavam o Tumblr, o Skoob e o Facebook. Ninguém conhecia o Facebook, muito menos os outros dois. Perguntei quem tinha alguma dessas redes e só uma mina levantou a mão. Lógico, os demais podem não ter levantado por me acharem um babaca escroto – o que fiquei sabendo que muitos, de fato, achavam – mas, da parcela que não me odiava, somente uma levantou a mão.

Hoje em dia, todos aqueles amontoados de amônia, carbono, cocô, açaí e outros compostos químicos abdicaram de suas contas no Orkut e transmigraram para o Caralivro, a rede social da moda.

O problema é que o Orkut era – e ainda é – infinitamente melhor que o Facebook e eu vou provar isso agora mesmo.

1- Comunidades

A maior cartada do Orkut é justamente o maior déficit do Facebook. Talvez por não querer parecer uma cópia, o Facebook ignorou completamente o sistema de comunidades do Orkut, fazendo do Facebook simplesmente uma rede de interação exclusiva a pessoas já conhecidas, não de conhecimento de novas pessoas.

Por mais que os assuntos mais recorrentes tenham uma página exclusiva, é extremamente precário o meio de comunicação nelas. Por exemplo: a comunidade do Nerd Calculista no Orkut tinha 1200 membros que constantemente conversavam entre si e criavam tópicos de discussão.

A página no Facebook tem 800 “likes” e ninguém nem sabe que tem um sistema de fórum nela. O resultado disso é que os leitores não se conhecem mais, não se comunicam, não obtém privilégio algum por ter curtido a página, nem criam centenas de fanclubes de adoração única e exclusiva a este deus grego que vos fala. O maior indicador disso é a diferença absurda (um terço) de likes/membros e minha carência afetiva.

2- Os pobres sempre estiveram lá

Desde os primórdios que o Orkut era infestado de gente pobre, analfaburra e funkeira. Foi uma rede social que já se popularizou em meio a um ambiente cuja renda per capta não ultrapassava os dois dígitos.

Muitos devem estar se perguntando “ué, e desde quando isso fazia o Orkut ser melhor que o Facebook?”

Ora porra, amigos. Se você sempre viveu próximo a uma merda, você se acostuma com o cheiro dela. O Facebook durante uma época foi o paraíso das pessoas inteligentes, e agora está infestado de perfis mongolóides como o Melhor Melhor do Mundo se aproveitando da ignorância alheia.

Isto é genuinamente engraçado

Isto não.

Como o Orkut sempre foi infestado de gente burra, nós nunca esperamos nada de bom dele. Sempre tivemos baixas expectativas, e até nos divertíamos com o Pérolas do Orkut, enquanto a burrice alheia, no Facebook, só faz nos irritar.

3 – Você escolhia o que via

Uma das coisas que mais me irritava no twitter era o fato de eu ser obrigado a seguir pessoas as quais minha vontade era falar “cara, sua ignorância é tão grande que me irrita. Na verdade, você é tão retardado e sem graça que eu me pergunto por que diabos eu ainda faço questão de falar contigo. Aliás, estou parando de falar contigo agora mesmo. Sim, por que você é sem graça e irritante. SOU BABACA MESMO, e você que é chato?” só por que cedo ou tarde esbarraria com ela na rua e precisava fazer de conta que eu gostava da pessoa.

O lado bom é que nem todos os meus amigos tinham twitter, e vez ou outra eu ainda conseguia uma desculpa para não segui-los. Com o Facebook não tem essa desculpa. TODO MUNDO aderiu àquela merda e, não contentes em serem chatos pessoalmente, ainda fazem questão de nos importunarem no mundo internérdico também.

O status do Facebook é praticamente um outdoor para a ignorância alheia. No Orkut não tinha isso. A burrice das pessoas ficava restrita ao perfil delas e, por vezes, às comunidades que ela comentava. Você nunca foi obrigado a ler o que o MaRkInHoOoO§§ falava no orkut.

No Facebook, o MaRkInHoOoO§§ está constantemente na sua home postando frases da Clarice Lispector e compartilhando imagens do TORINDOMUITO.

Na minha home, nesse instante, tem 7 pessoas compartilhando o fora que o PC Siqueira deu no Serginho, tem 2 pessoas compartilhando o “curta se vc gosta de gossip girl e compartilhe se gosta de super natural!!”, e o Nandão falando de uma campanha do “2012 sem masturbação em prol de uma vida sexual mais agitada”.

Só o Nandão presta nessa porra.
4- Agora está sem nenhum pobre, pois foram todos pro facebook

VOLTEMO PRO ORKUT, CAMBADA!!!!

TÁ LIMPO

Anúncios

45 Responses to “4 motivos pelos quais o Orkut é infinitamente melhor que o Facebook”


  1. 1 @mariaclaara 26/01/2012 às 3:04 am

    Almeida, mas você pode cancelar a assinatura de quem você não quer ver as atualizações. Aí as atualizações da pessoa não aparecem pra você e as suas não aparecem pra ela.

  2. 2 Isa 26/01/2012 às 3:05 am

    Nandão sempre né haha apesar de sentir saudade das comunidades, ainda prefiro o Facebook, parece que deixa as pessoas mais próximas com os comentários e “likes”. E babacas vamos encontrar em todo lugar, seja Facebook, Orkut, Twitter… nunca vamos conseguir nos livrar deles. ):

  3. 3 @babinetto 26/01/2012 às 3:06 am

    Só falta no orkut um sistema de chat decente…
    E seria perfeito sem aqueles spam’s lotando o scrapbook.

  4. 4 Sérgio 26/01/2012 às 3:08 am

    kkkkkk Cara, eu ri muito desse post! As vezes eu dou uma olhada no orkut e, nesse quesito de aparecer tudo que os outros falam, que tu criticou no facebok, ta assim também no Orkut! O facebook ta idêntico ao Orkut, com a diferença dessa parada de comunidades… Concordo contigo que esse povo, que no orkut era um porre, foi pro facebook, mas pra mim, os dois estão basicamente iguais!

  5. 5 vick 26/01/2012 às 3:09 am

    MySpace’s much better (:

  6. 6 @babinetto 26/01/2012 às 3:10 am

    Acho que quando ele fala do orkut, é da versão antiga (infinitamente) melhor. Não?

  7. 7 Paola 26/01/2012 às 3:12 am

    hahahaha puts, por que eu fui deletar meu Orkut? 😦 Vou te contar que esses compartilhamentos estão me irritando..
    Enfim, ótimo post! 🙂

  8. 8 Almeida 26/01/2012 às 3:13 am

    certamente. Nunca nem atualizei pro novo…

  9. 9 Letícia. 26/01/2012 às 3:26 am

    Agora as pessoas do orkut, roubam posts e gifs do tumblr pra colocar lá.

  10. 10 cami 26/01/2012 às 3:41 am

    Super verdade! Lembro que usava o Facebook em 2009 para ver chat de bandas internacionais, tipo o Stickam agora, era tão tranquilo… Bons tempos.

  11. 11 Beatriz 26/01/2012 às 9:08 am

    Se nós fizermos isso, nunca veremos UMA atualização de amigos no facebook haha Todo mundo posta mesma lá, todos. Não tem um que não faça ou não tenha feito isso uma vez.

  12. 12 Beatriz 26/01/2012 às 9:17 am

    Se nós fizermos isso, nunca veremos UMA atualização de amigos no facebook haha Todo mundo posta mesma lá, todos. Não tem um que não faça ou não tenha feito isso uma vez!

  13. 13 Suzana 26/01/2012 às 10:56 am

    Nem totalmente limpo, sempre há perolas para animar nosso dia shausha

  14. 14 Ju 26/01/2012 às 12:13 pm

    Concordo plenamente! Ainda uso o meu orkut para as comunidades e sinto falta disso no facebook. Sem contar que agora o facebook virou palhaçada com isso de “Se você acha que sua mãe NÃO deve ser eterna, curta. Se você acha que sua mãe deve ser eterna, compartilhe”, “Se você prefere Ivete Sangalo, curta. Se prefere Claudia Leitte, compartilhe”. Tipo, PORRA! E aí todas as coisas positivas do facebook acabam se escondendo atrás dessas porcarias ignorantes e babacas.

    Voltemos para o orkut.

  15. 15 Martha Lima 26/01/2012 às 12:40 pm

    O que mais me irrita no Facebook são esses compartilhamentos idiotas, e discussões sobre rock x funk. Olhando por este lado o orkut realmente era bom. Outro fato é que pobre tem em qualquer lugar, não adianta você querer ficar longe deles porque eles vão te achar (até mesmo num bairro de classe alta, pois lá existem porteiro, empregadas, etc).

  16. 16 Lara 26/01/2012 às 3:43 pm

    Sinto muito discordar de vc Almeida mas o Orkut viro um saco tbm, viro tumblr de pobre com fotinhas injuadinhas e mimimi.
    Aqueles compartilhamentos do Facebook tbm sao chatos, mas sao bem mais faceis de aguentar e o chat é beeeeeeeeeeeeeeeem melhor. :/

  17. 17 Milena 26/01/2012 às 9:06 pm

    Querido tenho uma sugestão melhor. Vaza no facebook e fica lá no orkut sozinho, já que é tão melhoooooor! Larga mão de ser babaca e ficar falando mal das coisas, só pra aparecer

  18. 18 Dee 26/01/2012 às 9:12 pm

    Ele só deu a opnião dele. Você mesma não tá reclamando do que ele faz?
    Querida, tenho uma sugestão melhor. Fecha a janela e para de ler Nerd Calculista, já que você é tão superior que isso aqui.

  19. 19 @LittleDecoy_n 26/01/2012 às 9:13 pm

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA otimo comentário acima. mas devo discordar. HAHAHAH porque você escreve tãaao bem? vende um pouco do dom… AHAHAHAHAHA

  20. 20 camila torres 26/01/2012 às 9:15 pm

    desculpa, nem li o texto :l não conseguir parar de apreciar o japonês

  21. 21 _beli 26/01/2012 às 9:16 pm

    Comunidade do Orkut continua sendo algo absurdamente útil pra mim. E no Face, eu tô quase cancelando a assinatura de todos os meus “amigos” porque só vejo gente postando coisas tipo curte x compartilha e meninas de 13 anos com frases de amor e coração partido e mimimi. Dá até desgosto ._.

  22. 22 Lola 26/01/2012 às 9:16 pm

    Orkut? Facebook? O negócio é #VoltaBatePapoDaUOL (:

  23. 23 Julia C 26/01/2012 às 9:22 pm

    Essas coisas de humor no Face são um saco… mas no Orkut agora tem muita gente mandando gifs do Tumblr e aqueles gifs de parabéns e essas coisas, na verdade eu não sei o nome ao certo aheuaeh o legal do Orkut como tu disse, é que tu pode entrar nas comunidades e conhecer pessoas novas que tem mais ou menos o mesmo gosto que o teu. Enfim, não sei ao certo minha opinião sobre isso, porque nem entro muito no FB. Mas é isso aí, Almeida, vê se não demora pra postar ahaueh

  24. 24 Ca 26/01/2012 às 9:55 pm

    Eu ainda uso meu orkut mesmo com pouquíssimos amigos lá, já que a maioria abandonou. Entro no Facebook somente quando não tenho nada melhor pra fazer, já que não tenho paciência (e nem estômago) pra ver nego compartilhando foto de bebê com tumor, cachorro sem cabeça e montagens do Daniel do BBB com pessoas dormindo =/

  25. 25 lu 26/01/2012 às 10:22 pm

    nossa, boto mt fé! e ainda tem o compartilhamento de arquivos que não rola no face mas no orkut tinha series, cds, musicas, TUDO!

  26. 26 ananda 27/01/2012 às 2:00 am

    “Larga mão de ser babaca e ficar falando mal das coisas, só pra aparecer” tem alguma coisa errada aí hein

  27. 27 SP 27/01/2012 às 6:12 pm

    Classe media sofre.

  28. 28 Danny 28/01/2012 às 12:31 am

    Quando eu vejo um compartilhamento no Facebook, eu tenho vontade de ir socar alguém, ou seja, sempre. No começo, podia ser até engraçado, legalzinho, agora enjoou.
    As traduções dos posts do 9GAG são os melhores. Sinto vontade de queimar cada um que posta, SÉRIO.

  29. 29 fmattosa 30/01/2012 às 9:23 pm

    Fecha a janela e para de ler Nerd Calculista, já que você é tão superior que isso aqui. [2]

  30. 30 fmattosa 30/01/2012 às 9:24 pm

    O orkut realmente era muito bom, pena que todos pararam de usar aquilo dalí.

  31. 31 01/02/2012 às 12:43 am

    E as pessoas do facebook roubam as imagens do tumblr pra compartilhar 😉

  32. 32 01/02/2012 às 12:45 am

    Amém! hihi você está certíssima!

  33. 33 01/02/2012 às 12:48 am

    Concordo com você! Eu também uso o Orkut mesmo que com muito menos pessoas do que antes, mas não dá para aguentar esse lixo que rola no facebook!

  34. 34 01/02/2012 às 1:01 am

    Eu sou uma usuária do Orkut. E sou orgulhosa disso porque eu nunca cometi nenhuma pérola no orkut, nunca enchi o saco de ninguém com spam nem scraps de funk nem de outra idiotice parecida e sempre participei de comunidades de assuntos de meu interesse, conheci muita gente interessante no Orkut, principalmente nas comunidades, então por causa disso eu não abro mão da minha conta. Uso o facebook, mas já me ocorreu muitas vezes a ideia de excluir. Dizem que o Orkut é de pobre, desatualizado e todos os piores tipos de pessoa e eu não concordo, pois “todos os piores tipos de pessoa” também migraram para o Facebook. E este está me irritando, porque (como diz o “sábio” Tiririca) pior do que tá não fica! Só não o excluí ainda, porque a maior parte dos meus amigos e pessoas que eu gosto mas não vejo há muito, migraram para o Facebook. Quem permaneceu no Orkut, ainda pode contar com a minha presença lá. E sem falar que o Orkut é muito bom para quem é aspirante a escritor, porque é possível encontrar comunidades para você postar seus textos, seus contos, suas histórias, suas poesias, etc, ou até mesmo criar sua própria comunidade e convidar seus amigos escritores, pessoas desconhecidas que também gostam de escrever podem encontrar sua comunidade, enfim, o Orkut oferece essa possibilidade, diferente do Facebook, que parece ter como lema: “Quanto menos palavras, melhor!”.

    Excelente post!

  35. 35 Isa 02/02/2012 às 2:27 am

    “Outro fato é que pobre tem em qualquer lugar, não adianta você querer ficar longe deles porque eles vão te achar (até mesmo num bairro de classe alta, pois lá existem porteiro, empregadas, etc).”

    Gente elitista é uma caceta mesmo. Talvez na Dinamarca não tenha pobres, GO! 🙂

  36. 36 Isa 02/02/2012 às 2:33 am

    Assumo que uso mais o Facebook, por meus amigos estarem em peso lá (inclusive compartilhando essas chatices), mas o Orkut tem seu valor, principalmente pelas comunidades.
    Mas assumo também que o que mais sinto falta do Orkut era do meu fake, hahahaha. Bons tempos que eu era a Maria Bê, tsc ._.
    Ótimo texto, Meids. E a propósito, vi teu irmão no McDonalds do Méier domingo passado. 😀

  37. 37 Gaby 03/02/2012 às 6:13 pm

    Sinto falta da época dos fotologs.

  38. 38 Vinícius 03/02/2012 às 10:17 pm

    Hipnotizado por essa imagem…

  39. 39 'Laura 09/02/2012 às 2:51 pm

    Sinto falta das comunidades….

    Ah, e sem comentários sobre a imagem usauhsauhsu

  40. 40 luisa 25/02/2012 às 8:14 pm

    Tem como deixar de ver o que os outros falam sim, é só cancelar a assinatura eu acho tem uma opção lá.

  41. 41 Ulysses 14/03/2012 às 6:55 pm

    Face Book é pros otario que q ta na moda ‘ *

  42. 42 Antonella 14/12/2012 às 10:43 pm

    tirando isso das comunidades (que realmente funcionam muito melhor que isso de “grupos”), prefiro mil vezes o facebook. essa gente tosca compartilhando coisa tosca também incomoda bastante, mas dá pra cancelar a assinatura

  43. 43 Renata 14/12/2012 às 10:52 pm

    acho que devíamos ir pro google+ enquanto está desabitado ESTE É O PLANO

  44. 44 Vinicius 23/01/2014 às 3:03 pm

    Kkkk e agora fala que o boskut é melhor kkk

  45. 45 Psicóloga Transpessoal 22/02/2014 às 2:37 am

    Fantastic website. An abundance of helpful information and facts listed here. Now i am delivering the idea a number of friends ans likewise revealing around yummy. And definitely, thanks a lot on your own perspiration!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Atualmente:

Música: Canção da Noite
Banda: Fresno
Livro: Sherlock Holmes
Série:
How I Met Your Mother

Destaques

Um rolê em Madureira: 918 e 919 nunca tiveram uma diferença tão grande na minha vida. Essa diferença somado com a insano desejo do destino de me foder, causou uma peripécia de tremer as cuecas.

Ensino Médio deturpando sonhos:

Apesar do Ensino Médio ser repleto de conhecimentos babacas os quais nunca terão a menor utilidade em nossas vidas, ele pode desmentir algumas informações as quais fizeram você acreditar ser verdade por toda sua vida.

Adão era digno de respeito: Além de não precisar usar cuecas e dar a primeira bimbada da história, Adão ainda não precisa viver momentos constrangedores pelo fato de existir outras pessoas no mundo. Porque falamos tanto de Jesus tendo um herói bíblico desses?



Para ler mais dos textos menos piores do blog, clique aqui.

RSS Twitter

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Gostou de um texto?

Mande para o Uêba

Ou pro LinkLog

Ou pro Ocioso.

  • 655,205 visitas

%d blogueiros gostam disto: