Evolução literária.

Então. Aqui em casa nós temos um pequeno (bem discreto e singelo) hábito de leitura. Meu irmão foi educado desde sempre com livros do Monteiro Lobato e Turma da Mônica. Na minha época não tinham mais essas coisas, minha geração foi educada assistindo Dragon Ball Z no Toonami e meu pai nunca quis assinar a Revista Recreio pra mim. O primeiro livro (se é que se pode chamar assim) que eu comprei À VERA para ler por livre e espontânea vontade foi um da turma da Mônica em que o Cebolinha era o Pedro I e contava a história da transmigração real para o Brasil e a consequente Independência. Isso foi quando eu tinha uns 9 anos. Lembro que meus pais tavam com pena de mim por que eu tava com uma pereba horrenda no nariz e o tratamento era dolorido pra carolhas. Saindo do consultório médico, eles me ofereceram um presente pra me animar e eu escolhi um Kibe no China e a revista.

Lembradores lembrarão.

(Aliás, faço este pequeno adendo para divulgar a minha greve de Chinas. Por mais tentador que seja a imagem de uma chinesa perguntando se eu não quero um pastel de flango com catupily, não freqüento mais Chinas em protesto pelos chineses malditos terem tirado o Conca do Fluminense).

Depois dessa revistinha, só voltei a comprar alguma coisa quando, aos meus 11/12 anos, a Conrad começou a lançar o mangá de Ragnarok. Além dos livros, eu e meu irmão sempre tivemos uma tara absurda por mangás. Essa foi a primeira coleção que eu comprei all by myself, com a minha mesada de 15 reais mensais. Cada edição custava 7 reais e era uma revista quinzenal. Se você fez a primeira série do ensino fundamental, você chegará à conclusão de que só me restava um real por mês para demais frivulias. Até crianças chinesas trabalhando 18 horas por dia em fábricas escuras e insalubres ririam de minha situação financeira desta época.

A Conrad parou de lançar Ragnarok no meio da saga, mas a merda já tava no ventilador – eu sempre precisava ter algo em mãos para ler. Coincidiu que, no mesmo ano, fui à minha primeira Bianal do Livro e gastei 80 reais comprando toda a coleção de Dragon Ball Z em mangá. Tive o que ler durante 2 anos, até a próxima  Bianal, onde eu comprei “Come As You Are”, biografia do Nirvana, “Slash”, biografia do – adivinha – Slash e “Aconteceu em Woodstock”, que imagino que vocês saibam sobre o que se trata.

O problema é que aí eu já beirava 14 anos e a leitura desses livros findou em menos de 6 meses. Precisando sanar minha necessidade por algo para ler, comecei a freqüentar as tão temidas e obscuras… bibliotecas. CALMA, NÃO PRECISA FECHAR O SITE! Eu sei que um lugar com muitos livros e letras pode ser assustador. Entendo que elas podem te atacar e destruir seu cérebro. Mas eu juro que paro de falar delas nesse mesmo parágrafo.

(mentira)

Em fato, não frequentei bibliotecas, mas peço pro meu irmão frequentar por mim. Dentro da faculdade dele tem uma absurdamente grande, então peço para ele pegar livros legais pra mim. Quando gosto de algum livro, o compro no Estante Virtual ou pelo Submarino, caso seja um livro mais descolado e da moda.

Agora tu se pergunta: Por que tu fez esse post, meidão delicioso?

Por que estou orgulhoso pra caralho de mim mesmo. Semana retrasada, comprei no Estante Virtual “Morangos Mofados”, de Caio Fernando Abreu. Semana passada, comprei “O Ano que não Terminou”, de Zuenir Ventura. Essa semana, “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.

Perceba que em um espaço de 5 anos eu deixei de ler Turma da Mônica e passei para Machado de Assis. Por diversão. Não é pra tar orgulhoso? Claro que é. Você ainda lê blogs. BLOGS. Piff…

Ah, também fiz esse post pra esnobar a minha/do meu irmão estante de livros. Invejem-me, putos.

Esses são os que eu comprei esse ano, mas já li outros também. “Morangos Mofados”, “A menina que Roubava Livros” (presente das amigas lindonas), “Dom Casmurro”, “O Ano Que não Terminou”, e 3 do “Dexter”

Esse é só um dos meus quartos. Tentem não se perder, ok?

Esse é o outro quarto. Os bonequinhos foram todos presentes.

Aqui são os livros da escola. São feios, só tirei essa foto por que a câmera tava na mão. 😛

Esses são aquisições único e exclusivas minhas, desde a última bianal. Eaí, qual  vocês já leram?

E só aviso uma coisa – a Bianal 2011 TÁ CHEGAMD!

Me dêem indicaçoes de livros!

Anúncios

57 Responses to “Evolução literária.”


  1. 1 Ana Luiza 17/07/2011 às 7:14 pm

    Primeira?

  2. 2 caahraquieli 17/07/2011 às 7:20 pm

    adoreeei, o foda é qe são poucos os adolescentes que lêem ultimamente, Almeidoso salvando a sociedade (:

  3. 3 Nicolle 17/07/2011 às 7:21 pm

    QUE SONHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

  4. 4 bobao 17/07/2011 às 7:21 pm

    bienal = 2 EM 2 ANOS

  5. 5 ana 17/07/2011 às 7:21 pm

    desses ai eu li só a menina que roubava livros e eu amei, sério

  6. 6 Maari_xx 17/07/2011 às 7:25 pm

    Bienal 2011 estamos lá Meids ! HAHA

  7. 7 Giovanna 17/07/2011 às 7:29 pm

    sou da sua época e cresci lendo turma da mônica.

  8. 8 Amanda 17/07/2011 às 7:29 pm

    “(Aliás, faço este pequeno adendo para divulgar a minha greve de Chinas. Por mais tentador que seja a imagem de uma chinesa perguntando se eu não quero um pastel de flango com catupily, não freqüento mais Chinas em protesto pelos chineses malditos terem tirado o Conca do Fluminense).” Boa, Meida (y)

  9. 9 @leek4 17/07/2011 às 7:34 pm

    Almeida, meu querido. Por favor não se torne um fanático pelo fluminense/futebol.

  10. 10 Vick 17/07/2011 às 7:37 pm

    Lê A Sombra do Vento e O Jogo do Anjo, os dois do Carlos Ruiz Zafón, e tem uma série que lançou do Sherlock Holmes que é muito boa. São cinco livros, com a coleção INTEIRA de contos publicados na Strand magazine, com as aventuras de Sherlock Holmes, as memórias, a volta e o último adeus. Os romances são publicados avulsos, mas aí você não precisa ter a coleção, dá pra comprar por um preço muito mais barato, tem aqueles pocket books que ficam numa estante qualquer esquecidos no canto da livraria junto dos outros clássicos enquanto Crepúsculo tá na estante da frente, lamentável. Mas o bom é que os pocket books são baratinhos, hehe. E esses livros dos contos tem introdução do John Le Carré, que é o autor de O Jardineiro Fiel, e é cheio de comentários que complementam a história e falam mais sobre Holmes, Watson, que exploram bem a fundo o “mundo de Sherlock Holmes”. Eu tenho só o primeiro da coleção, e tô viciada em tudo a ver com Holmes agora, então… bom, minha sugestão: leia Conan Doyle HAHAHAH E os livros do Zafón também, porque são muito bons. Ainda não terminei O Jogo do Anjo, até onde eu li é muito bom, mas A Sombra do Vento é EXCEPCIONAL.

  11. 11 Vick 17/07/2011 às 7:40 pm

    Ah, e já me falaram que a trilogia Millennium do Stieg Larsson é boa também, mas nunca parei pra ler.

  12. 12 Mariana 17/07/2011 às 7:52 pm

    Tá faltando um. Ou melhor, DOIS. Já que tu gosta tanto de ler, te desafio a comprar A Guerra dos Tronos e a continuação, A Fúria dos Reis. Somam juntos 1244 páginas e as letras são minúsculas, mas isso não importa. Se tu gosta de histórias medievais, com guerras entre grandes famílias por um trono, dragões e um mistério macabro pra lá do fim do mundo, vai curtir. Fizeram uma série também desses livros que passa na HBO, que leva o mesmo nome — em inglês — do primeiro livro, não sei se você já ouviu falar: Game of Thrones.

  13. 13 Bruna A. 17/07/2011 às 9:23 pm

    Morangos Mofados é realmente muito bom, e obrigada com a ajuda com o meu trabalho sobre o livro :3 . Te indico “O Dia Do Curinga” do Jostein Gaarder, o mesmo cara que escreveu o mundo de Sofia. É um ótimo livro porque fala sobre a filosofia e a criação do mundo com uma historia de fantasia incrível, e o jeito que ele escreve te faz entrar nesse mundo magico.

  14. 14 Franciele 17/07/2011 às 9:42 pm

    O guardião de memórias é bom … meidão delicioso HAUSHAUHSAUAHUAHSUAHSUAHS

  15. 15 :3 17/07/2011 às 9:43 pm

    Fode sim! Parece que fui a única criaturinha que cresceu lendo Lygia Fagundes Telles, e juro que nao era por obrigacao da escola (malditos paradidáticos).

    Leia fodendo Admirável Mundo Novo, talvez até já tenha lido, porque, né… Ficcao científica é muito vitória. (esse teclado de bosta nao tem tiu nem cidilha, perdao :/ )

  16. 16 Natália 17/07/2011 às 9:46 pm

    Tenho uma estante cheia de livros, de fato. Mas tudo chick lit, o que talvez não faça de mim uma pessoa muito culta, mas tudo bem, eu gosto de ler.
    Te admiro por ler Dom Casmurro por livre e espontânea vontade. Esse foi o único livro que li até o fim que minha escola pediu, mas terminei de ler tipo umas 10 horas antes da prova, é.
    Eu queria ler Morangos Mofados.
    Tenho um livro de contos do Caio mas não curti muitos e abandonei vários pela metade, enfim.

  17. 17 Natália 17/07/2011 às 9:48 pm

    ps: to tentando entender se aí realmente é biAnal, ou se você está fazendo uma piada, ou se você digitou errado (acho que não mas…)

  18. 18 Almeida 17/07/2011 às 9:52 pm

    é bienal, mas meu DNA não consegue ignorar um trocadilho tão proposital quanto bianal

  19. 19 Mari 17/07/2011 às 9:58 pm

    A Sombra do Vento do Carlos Ruiz Zafón é muito bom, recomendo! comprei O Jogo do Anjo do mesmo autor porque gostei muito do estilo, mas ainda não tive tempo de ler.
    O que achou dos livros de Dexter? Eu tenho os dois primeiros, mas me decepcionei, não sei se vou continuar a ler..

  20. 20 Luana Tayze 17/07/2011 às 10:13 pm

    um dos melhores livros que eu já li foi “veronika decide morrer” de paulo coelho e “GO”, esse eu não sei o nome do autor, mas eu tenho certeza que esse livro vai tomar as tuas noites de sono mais do que qualquer outro
    abs

  21. 21 Matheus Almeida Avila 17/07/2011 às 10:37 pm

    Almeida

    Te aconselho fervorosamente a ler

    As Cronicas de Gelo e Fogo – Guerra dos Tronos

    So tenta não desanimar pelo tamanho do livro, pois se voce começar a ler nao vai conseguir parar. Inclusive o livro virou uma serie de sucesso

    Game Of Thrones

    Ao menos da uma pesquisada sobre, sei que vai curtir ^^

  22. 22 Letícia Pissinato 17/07/2011 às 11:10 pm

    A menina que roubava livros,Liesel me emocionou do ínicio ao fim!

  23. 23 Clara 18/07/2011 às 12:20 am

    eu lia muuuuuito tambem, eu amooo ler mesmo, mas agora nao to tendo tempo com um monte de provas e tenho que ler um livro por mes pro colégio, nao dá tempo mesmo, dai eu fico meio triste porque tem um monte de livros que eu quero ler e nao consigo ): mas enfim né, ótimo post como sempre, eu partilho da sua paixão por leitura, apesar de nao ter tanto cultura como voce hsuahsuahsuhauhsuah

  24. 24 fmattosa 18/07/2011 às 1:09 am

    eu quero seus livros, comofas? mimimi

  25. 25 Bru Brino 18/07/2011 às 2:26 am

    Meids, vc tem a coleção de FMA? CASA COMIGO!
    Tenho inveja de toda a sua coleção de livros/mangá.
    Como sou uma pobre criança de 14 anos, meu pai me dá apenas 50 reais por bienal… isso é mto triste. Ainda bem que tenho pais separados, e minha mãe me dá … … 20 reais -q para ir para a bienal.

  26. 26 Thereza F. 18/07/2011 às 4:12 am

    Nossa, a Sombora do Vento é MUITO bom. Realmente comendo, cara. Um dos melhores que já li.

  27. 27 Kauane M. 18/07/2011 às 11:13 am

    Já li ‘A Menina Que Roubava Livros’, ‘O Menino Do Pijama Listrado’, ‘Dom Casmurro’ e ‘Dexter – A Mão Esquerda De Deus’. Desses aí, é claro.

    Te indico SERIAMENTE ‘Fim Do Jogo’, de Frank Peretti e Ted Dekker.

    Adiós. :*

  28. 28 vick 18/07/2011 às 12:45 pm

    Leia ‘Eu sou o mensageiro’ do Marcos Zusak.
    Se gostou de a menina que roubava livros sabe que o cara escreve bem pra caramba ^-^
    Ler a trilogia do senhor dos anéis tambem é legal, detestava os filmes, mas amei os livros. E ler Anne Rice sempre é uma boa *-*

  29. 29 Érica 18/07/2011 às 1:32 pm

    É verdade! A Sombra do Vento é MARAVILHOSO! Sério, tu para e pensa: meu, o cara é um gênio asiuhasiuha
    Eu to há 3 ou 4 anos tentando ler o Jogo do Anjo mas sempre me esqueço da história e tenho que voltar ao início, é meio complicadinho…
    Outro que eu gostei muito foi Cem Anos de Solidão do Gabriel Garcia Marquez, genial também!
    A menina que roubava livros entrou pro meu top top e até pensei em ler de novo pq cada vez que tu lê, te chamam a atenção outras coisas do livro que tu não tinha reparado antes…
    Fora esses, a coleção inteira de A Princesa da Meg Cabot e a maioria dos livros da mesma, além de A Rosa do Inverno da Patricia Cabot (pseudônimo da Meg), a série do crepúsculo e do Harry Potter tenho lido mais livros da faculdade mesmo.. ano passado li uns 10 livros só pra faculdade ):
    Muito triste isso, ter que abandonar as leituras que me dão prazer de ler pra ler o que sou obrigada, mas ok, assim que me formar vou poder ler o que eu quiser e ganhando dinheiro ainda HAHAHA
    Beijo!

  30. 30 Matheus Almeida Avila 18/07/2011 às 3:09 pm

    Almeida, achei o trailer da serie no youtube, fala a pena dar uma conferida:

  31. 31 Thereza F. 18/07/2011 às 3:47 pm

    Cara, eu achei O Jogo do Anjo pra comprar aqui, mas tá no português deles, então… Decidi passar rs
    Já leu algum da Philippa Gregory? Ela escreve romances históricos – e eu amo hitória. A Herança de Ana Bolena, o primeiro dela que eu li, é um de meus preferidos.

  32. 32 E.L.D 18/07/2011 às 7:00 pm

    Vc tem a coleção de FMA (meu mangá favorito EVER), te respeito mais ainda =)
    Me surpreendi vendo q vc tbm coleciona Naruto (reconheceria essa sequência azul-laranja em qualquer lugar) XD
    Estou louca pra poder ir a Bienal do Livro esse ano, especialmente se até lá a Panini já tiver lançado Deadman Wonderland (um mangá muito foda).
    Se eu passar pela editora Intriesca provavelmente vai ser pra ver algo do Percy Jackson (Crepúsculo passa longe).
    Qualquer dia desses começo a ler O Grito Da Terra Do Gelo (minha tia trouxe pra mim então ñ sei se é bom ou ñ).

  33. 33 Juliana 18/07/2011 às 9:24 pm

    A trilogia Millennium é realmente muito, muito boa. Quando eu comecei a ler, não consegui parar. E o melhor é que são livros grossos, então dá pra aproveitar bastante (claro, só uso essa lógica se o livro for bom mesmo, como é esse)! E também indico a série Percy Jackson do Rick Riordan que talvez você vá gostar. =)

  34. 34 Juliana 18/07/2011 às 9:29 pm

    ps: to com invejinha dessas suas estantes 😐

  35. 35 Maíra Carias 19/07/2011 às 12:13 pm

    Já li o guia do mochileiro das galáxias 1 e metade do 2, meu queridíssimo ex-namorado nerd não está de muito bom humor pra eu pedir o resto emprestado. ¬¬

  36. 36 Gabi Casares 19/07/2011 às 12:16 pm

    Bem, eu simplesmente não consigo aceitar que uma pessoa leia Dom Casmurro por livre e espontânea vontade. Se você tem a opção de não ler, não o faça.

  37. 37 Isabela 19/07/2011 às 2:25 pm

    Estou com inveja, Almeida. Muita, muita inveja. Veja você que eu só tenho uns 80 livros e meu pai disse que esse ano ele nem vai me comprar muitos. ~chora~
    Você já leu Dan Brown? Eu recomendo.
    E obviamente, como uma boa potteriana, te indico a saga do Harry Potter, se você ainda não tiver lido….
    Ah, Olga, do Fernando Morais é ótimo também. Se bem que, minha professora de história passou pra minha classe ler o ano passado e poucas pessoas gostaram, eu incluída. Mas fazer o que, adooooro tudo o que tem a ver com a Segunda Guerra. Tanto que Anne Frank está em espera para eu ler quando terminar As Crônicas de Nárnia. hehe
    Falando em 2ª Guerra, eu vi que você tem A Menina Que Roubava Livros, eu também tenho. Amo esse livro de paixão! :3

    E, que demora hein Almeida? SEIS meses para ler DOIS livros? tsc tsc tsc.
    Bom, ok, nem todo o mundo lê livros em 3 dias como eu mas, mesmo assim… Seis meses é muita coisa! :B

    E É CLARO QUE EU LEMBRO DESSE LIVRO DO CEBOLINHA COMO DOM PEDRO I EU TINHA!!! Na verdade, quando criança eu era alucinada pela Turma da Mônica. Tinha mais de 1.000 gibis, inclusive esse do Cebolinha. 😀

    ~the more you know…~

    Ok, acho que já falei demais e dei uma de besta e estou pensando seriamente em não deixar esse comentário mas…. Ah, foda-se.
    ~aperta submit~

  38. 38 carol 19/07/2011 às 6:49 pm

    almeida é cultura
    😉

  39. 39 Fátima Helena. 20/07/2011 às 2:46 pm

    Fodástico . Eu também adoro ler to pra coomprar VÁRIOS livros esse ano *-* Amo amo amooo ler (:

  40. 40 Gabriela 20/07/2011 às 4:41 pm

    O menino do pijama listrado é foda.
    Não gostei do A menina que roubava livros, hm.

  41. 41 @usernameidiota 20/07/2011 às 8:26 pm

    Desses ai eu só li a serie do Guia ); Mas estou com muita vontade de ler as duas biografias.
    No meu skoob está marcado uns 30 livros que eu li recentemente, mas eu leio desde uns 3 ou 4 anos e não lembro de todos os livros que eu já li na minha vida. Quando eu era criança lia mais gibis da turma da mônica mesmo, hoje eu ainda tenho uns monte deles.
    Gosto de JK, Fernando Sabino, Fernando Veríssimo, mas eu já li livros de uns 129872 autores diferentes, desde romances, aventuras e até livros espíritas.
    Uma coisa que não entendo é como as pessoas não gostam de ler, é tão bom *—-*
    Acho que leio tanto porque meus pais também fazem isso e todo mundo devia incentivar.
    E bibliotecas não são tão assustadoras IJDSIJDS

  42. 42 @usernameidiota 20/07/2011 às 8:27 pm

    Depois fala se Dom Casmurro é bom, vou começar a ler a lista do vestibular.

  43. 43 Gláucia Minetto 20/07/2011 às 11:20 pm

    já leu agatha christie? ^^

  44. 44 Vitória 21/07/2011 às 3:01 am

    ALMEIDA TE PAGO 1 DRACMA DE OURO SE TU ME DER SEU CURRÍCULO LITERÁRIO

  45. 45 almeida 21/07/2011 às 4:29 pm

    sim, tem uns dois perdidos por aqui.

  46. 46 Laís 22/07/2011 às 8:06 pm

    Gui, que dia mesmo você vai me emprestar Morangos Mofados, hein? -n Acho que você deveria ler Dom Quixote (caso não tenha lido), A moreninha (meu livro preferido) e A mão e a luva. Estou lendo O primo Basílio, mas não sei se você iria gostar. :*

  47. 47 Gabriela 24/07/2011 às 11:01 pm

    Nossa Almeida, que inveja de você, saiba que tem leitores seus que leem mais livros que você e tem uma coleçao maior que a sua, entao é isso.

  48. 48 Mariane Ferrari 27/07/2011 às 4:41 pm

    awn, o guia do mochileiro das galáxias ❤
    nunca leu harry potter, meids? ):

  49. 49 Carol Woods 28/07/2011 às 5:04 pm

    lê O corpo morto de deus, n tem nada a ver com religião, quando eu ganhei achei que era uma daquelas estórias super entediantes, mas é mt foda apesar de curtinho..

  50. 50 bruna 28/07/2011 às 9:32 pm

    lembrei de quando eu tinha 5 anos e meu pai me comprava a revista recreio, o problema é que eu não sabia ler hahaha

  51. 51 Winola 28/07/2011 às 9:37 pm

    Meeeeeeeeeidaaaaaaaaaaa, Douglas Adams você lê? Seu lindo!

  52. 52 Giulianna 28/07/2011 às 11:21 pm

    Dom Casmurro é demais, ahahaha muito bom mesmo! li porque a minha mãe me obrigou e acabei gostando..
    ah, e eu indico A luneta mágica 🙂 n lembro o autor.

  53. 53 @ericaiscoollike 30/07/2011 às 3:31 pm

    Dom casmurro é o segundo melhor livro do Machado de Assis, o melhor é Memórias Postumas de Brás Cubas, sem dúvidas. Aconteceu em Woodstock é um livro que eu tô querendo ler já faz um tempo, eu assisti o filme e achei muito bom. Morangos Mofados é ótimo.
    Agora tais lendo Harry Potter, né? Terminei a coleção e se torne um Corniviniano como eu *-* UHAUAHAUAHUAH

  54. 54 M 31/07/2011 às 5:42 pm

    eu já li Dom Casmurro. Tenho que admitir, vc é corajoso. essa parada é dificil pacas. fiquei admirada com a quantidade de livros vc tem!!! =O

  55. 55 Letícia. 09/08/2011 às 1:34 am

    Eu vou na bienal esse ano rs

  56. 56 kids tricycle with push handle 25/03/2014 às 6:58 pm

    I am really pleased to read this webpage posts which carries plenty of useful data, thanks for providing such information.

  57. 57 http://meramilia.blogg.se/ 31/03/2014 às 10:03 pm

    Way cool! Some very valid points! I appreciate you penning this post plus
    the rest of the site is really good.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Atualmente:

Música: Canção da Noite
Banda: Fresno
Livro: Sherlock Holmes
Série:
How I Met Your Mother

Destaques

Um rolê em Madureira: 918 e 919 nunca tiveram uma diferença tão grande na minha vida. Essa diferença somado com a insano desejo do destino de me foder, causou uma peripécia de tremer as cuecas.

Ensino Médio deturpando sonhos:

Apesar do Ensino Médio ser repleto de conhecimentos babacas os quais nunca terão a menor utilidade em nossas vidas, ele pode desmentir algumas informações as quais fizeram você acreditar ser verdade por toda sua vida.

Adão era digno de respeito: Além de não precisar usar cuecas e dar a primeira bimbada da história, Adão ainda não precisa viver momentos constrangedores pelo fato de existir outras pessoas no mundo. Porque falamos tanto de Jesus tendo um herói bíblico desses?



Para ler mais dos textos menos piores do blog, clique aqui.

RSS Twitter

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Gostou de um texto?

Mande para o Uêba

Ou pro LinkLog

Ou pro Ocioso.

  • 654,611 visitas

%d blogueiros gostam disto: