Dance, monkeys, dance!

Atualmente se fala muito sobre os tempos em que a humanidade será substituída por completo por robôs. Mas as pessoas não param pra pensar que elas já agem como tal. Nós fazemos coisas sem pensar nos motivos ou nos propósitos, simplesmente fazemos por que nos dizem que é pra ser feito. E quem nos diz, também não sabe o motivo, só nos diz por que alguém o mandou dizer.

Isso é o que se define por “paradigma”. Vou contar uma histórinha pra ilustrar isso procês:

Um cientista colocou cinco macacos numa sala, e no meio dela, colocou uma escada com uma banana no topo. Toda vez que um macaco tentasse subir a escada, água gelada era jogada em todos eles. Macacos odeiam água gelada, então eles pararam de subir na escada.

O cientista tirou um dos macacos e colocou um novo macaco.

Esse novo macaco, assim que viu a banana, tentou subir a escada. Foi espancado pelos 4 outros macacos. Logo, apesar de não saber o motivo, ele nunca mais tentou subir a escada.

Outro macaco foi trocado por um novo, e assim que tentou subir a escada, ele foi espancado. O procedimento se repetiu até todos os macacos serem trocados. Sempre que algum tentava subir na escada, ele era espancado.

E então, no final das contas, nenhum deles nunca soube o verdadeiro motivo por que eles espancavam quem tentava subir na escada, mas eles o faziam do mesmo jeito.

Apesar dessa história ser exemplificada com macacos, o ser humano faz igual. Aqui uma listinha básica de exemplos desses paradigmas:

1 – Falar Palavrões

Eu imagino perfeitamente a imagem de uma velha esclerosada pegando um dicionário, vendo um grupo de palavras que soasse engraçadas e dizendo “essas palavras são feias”. E desde então, todos encaram isso como uma lei – o grupo de palavras denominadas “palavrão”, são palavras feias.

As pessoas nem ao menos sabem o significado das palavras, mas as consideram de baixo calão, simplesmente… bem, simplesmente por que alguém disse que era pra ser assim.

Caralho, por exemplo, é a parte mais alta de um barco. Porra é um pedaço de pau pesado. Boceta é uma bolsa de couro.

Boca suja não é quem fala boceta, e sim quem fala “Uma vez flamengo, sempre flamengo…”.

2 – “Higiene Pessoal”

Portugueses viviam perfeitamente tomando uma quantidade anual de banhos cuja era possível se contar nos dedos. Claro, era meio nojento permanecer numa sala cheia de portugueses, mas isso não significa que devemos ser tão radicais.

Enquanto portugueses tomavam banho de 3 em 3 meses, os indígenas tomavam banho uma vez por dia.

Tomar banho diariamente é um completo absurdo, do ponto de vista racional. A pessoa pode passar o dia inteiro sem exalar uma gota de suor, que por causa do maldito paradigma de que “é necessário tomar um banho por dia”, ela vai se sentir na obrigação de fazê-lo, gastando, assim, água, tempo e energia, que com certeza ajudariam mais outra pessoa que suara feito um porco o dia inteiro.

3 – Temer o Desconhecido

O ser humano associou o mal a qualquer coisa que não se saiba o que é. Na natureza, isso é uma característica até aceitável, a partir do momento que você não sabe se aquele barulho que veio de trás da moita é somente o vento batendo, ou um leão do tamanho de uma Kombi esperando o momento certo pra transformar você em lanchinho diurno.

No entanto, esses hábitos hoje em dia se tornam um grande chute nas bolas, quando você ouve um barulho na sala de estar e fica borrado de medo de olhar pra ver o que é, a despeito do fato de que, olhando para seja lá o que for, seria muito mais fácil de se defender, caso necessário.

Enquanto na natureza temer o desconhecido é algo que salva vidas, com o ser humano é algo que dá muita dor de cabeça e muitas noites mal durmidas.

4 – Adicionar Características Boas à Deus

Deixarei esse gráfico falar por si mesmo:

Ou, quem sabe, esse post aqui que eu fiz num blog antigo.

5 – Características do Sexo

Quem, ó céus, inventou que a mulher precisa de o triplo de tempo pra trocar de roupa, enquanto o homem faz isso em menos de 5 minutos? Quem, Ó CÉUS, iventou que a mulher tem que ficar fazendo cu doce enquanto o homem se fode pra chegar nela?

“característicar históricas, Aumeida, afinal, enquanto o homem caçava, a mulher era obrigada a esperar a colheita, o que fez ela se acostumar com as coisas mais demoradas e o homem com a agilidade”.

Vá se foder, amigo. Abraços.

As mulheres fazem proveito das idiotices hormonais do homem – quanto mais testosterona, mais idiota um homem é, fica a dica – para se dar bem e se livrar de certos momentos complicados, o qual elas jogam em cima do macho alfa dominante.

Quão irônico é uma menina passar uma jantar inteiro falando sobre os direitos iguais das mulheres e homens em meio à diversos discursos feministas, e no final pedir pra ele pagar a conta por cavalheirismo?

Infelizmente, todas essas são características da humanidade que se fortaleceram com o passar dos anos, e nossos antepassados foram idiotas o suficiente para deixar elas correrem livremente. Por mais que hoje sejemos críticos e as contestemos, ainda nos sentiremos na obrigação social de fazê-las e transmiti-las pra nossos filhos, que transmitirão para nossos netos e, por suas vez, continuarão essa cadeia de idiotice eternamente.

Anseio pela vitória, desejar o que não temos, namorar, tudo isso são paradigmas.

Acho que deveríamos criar mais um paradigma a partir de agora. Sugestões? Alguém?

45 Responses to “Dance, monkeys, dance!”


  1. 1 gi0709 18/12/2009 às 3:18 pm

    tive q fazer um trabalho d filosofia sobre isso, haha
    bjss

  2. 2 Maria Clara 18/12/2009 às 3:19 pm

    Excelente post =) Porém,por que nós começamos a ler o Nerd Calculista?seria devido a um paradigma?Hm…

  3. 3 gabriela borges 18/12/2009 às 3:21 pm

    adorei cada paragrafo *-* principalmente o : ‘Boca suja não é quem fala boceta, e sim quem fala “Uma vez flamengo, sempre flamengo…”.’
    UAHAUAHAAHS

    bjs s2

  4. 4 feernandaa 18/12/2009 às 3:22 pm

    OK, sobre essa ultima eu tenho comentarios. Eu sou muito feminista, mas, ao mesmo tempo, eu aceito que existem diferenças entre homens e mulheres, e não só por causa da sociedade. Mas a maioria das coisas são iguais. E eu não deixo que paguem minha conta, e me arrumo mais rápido que meu pai. ._.

  5. 5 @_brubs :) 18/12/2009 às 3:24 pm

    que post bom *-*
    ficou bem diferente dos outros, mas eu gostei

    meu pai sempre cita essa história dos macacos, juro que pensei que só ele soubesse :O

  6. 6 Brunniz 18/12/2009 às 3:26 pm

    Mas é isso mesmo, a gente só faz o que a gente ouve as pessoas dizerem ‘isso é bom’ a gente teme quando uma fala ‘isso não é legal’ um belo exemplo do nosso medo é assim por exemplo, quando uma pessoa que nunca colocou um piercing quer colocar um, ela pensa ‘noossa isso deve duer pra porra’ ai ela pergunta pros seus pais e familiares e eles falam ‘isso vai duer demais, você vai chorar’ e tudo isso pra mudar o pensamento da pessoa, ai a pessoa vaila e coloca e ela percebe que não doi, dai tiramos nossa conclusão, quando nossos pais, familiares, pessoas de idade, resolvem abolir uma coisa, eles se utilizam depois do psicologico de uma pessoa pra faze-la mudar de ideia, e começar a abolir aquilo por medo ou insegurança >< e o mundo vai por ai

  7. 7 Taynara Judd. 18/12/2009 às 3:29 pm

    “Boca suja não é quem fala boceta, e sim quem fala “Uma vez flamengo, sempre flamengo…”. hahahahhahahahah, boto a maior fé!

  8. 8 rafael souza 18/12/2009 às 3:30 pm

    o meu professor de filosofia já contou essa história dos macacos. aiousheaiush *-*

  9. 9 thicons 18/12/2009 às 3:37 pm

    Nós odiamos flamenguistas. Flamenguistas – burros e inúteis sem internet – não saberão que os odiamos.
    Podemos criar o paradigma de que todo flamenguista é gay, burro, inútil e sem conteúdo virtual.

    Página do orkut de éOt4l du Fl4menguin4ever – v4ld1n
    “quem sou eu: S3MPR3 fl4M3NG0 ♥S2S2S2!!11!!”
    “paixão: fl443v3r”
    “estado: c1d4d3 m4r4v1lh0s4”

    Afinal, wholikes informações como essas?
    Eu generalizei, er. Se eu não falar isso, daqui a uns 10 minutos, toda a torcida do Flamengo e de seus aliados estarão na porta de minha casa, fuzilando a mim e colocando uma bomba na rua.

    bjs q

  10. 10 Dudu Suarez 18/12/2009 às 3:43 pm

    o0
    Bom texto!

  11. 11 CaahPoynter 18/12/2009 às 3:46 pm

    Caraaa..post mto boom…rashei pakas..maiis éaah a realidade!! Seu blog taah cada vez melhor!;D

  12. 12 Raafa 18/12/2009 às 3:54 pm

    Adorei o post!
    Suuuuper brisado, mas faz sentido xD
    Muitas veses as pessoas julgam coisas sem antes conhecer, pelo simples fato de algum conhecido ou alguma pessoa famosa ter dito.
    A maioria dos seres humanos são assim, faceis de se influenciar…
    TEENSO D:

    Por isso eu acredito que as tartarugas um dia ainda vão dominar o mundo (H)

    ;*

  13. 13 Raafa 18/12/2009 às 3:57 pm

    Ps- essa é minha ideia de paradigma, as tartarugas dominando o mundo! Poderiamos criar uma super história e afirmarmos que essa história é verdadeira xD
    Quem sabe não acaba virando um paradigma? .-.

  14. 14 Luh 18/12/2009 às 3:59 pm

    Ueh… podiam inventar que as garotas tem que dar pra qem pedir..

    Isso faria alguns garotos felizes… (e um monte de retardada grávida -q

    Nunca tinha ouvido a paradinha dos macacos…

  15. 15 harrisalok 18/12/2009 às 4:01 pm

    Essa história do macaco meu primo que me contou ontem, que tenso ‘-‘

  16. 16 Manu, 18/12/2009 às 4:03 pm

    Muito bom o texto, mancada com o Flamengo. E euri do gráfico sobre Deus. OIAHEEIOAIHA Um tema muito interessante, confesso que fiquei espantada ao vê-lo falando sobre isso aqui. 😛

  17. 17 Monaliza 18/12/2009 às 4:07 pm

    Minha professora de filosofia e sociologia já contou essa histórinha do macaca mil vezes ¬¬ tenho um trabalho com esse tema.. e eu tirei nove pq n fiz na folha que ela pediu :O meurabo.

  18. 18 Marcela 18/12/2009 às 4:12 pm

    Por mais que hoje sejemos críticos […]
    SejEmos, almeida? -_-‘

  19. 19 weightless 18/12/2009 às 4:17 pm

    euri , JBSJAKBDJA.
    Mas como disse a ‘fernanda’ ,eu também me arrumo mais rapido que o meu pai e eu também não deixo que paguem minha conta rç ._. .
    aaah , nem todas as ‘mulheres’ fazem “cu doce” e esperam os homens, as que fazem isso são as timidas que não são uma grande parte da população rç.

    ah, continua assim , tu é foda ;*

  20. 20 Marii 18/12/2009 às 4:49 pm

    Putz pior que é isso mesmo,o ruim de tudo é que não tem como mudar nenhum desses abitos,até porque alguns facilitam a nossa vida(como o do cavalheiro pagar a conta :P)

  21. 21 Vinícius 18/12/2009 às 6:10 pm

    Cine são os novos mesías o/

  22. 22 Marina t. 18/12/2009 às 6:18 pm

    Almeida , as pessoas estão cada vez gostando mais dos seus posts , sei q a minha opinião não deve contar muito + eu não gostei , não achei tão bom quanto os das suas aventuras . Os seus posts não são mais tão engraçados. Eles estão piorando . Vá fazer uma merda com seus amigos e depois poste o resultado aqui .

  23. 23 rafael souza 18/12/2009 às 6:23 pm

    Almeida , as pessoas estão cada vez gostando mais dos seus posts , sei q a minha opinião não deve contar muito + eu não gostei , não achei tão bom quanto os das suas aventuras . Os seus posts não são mais tão engraçados. Eles estão piorando . Vá fazer uma merda com seus amigos e depois poste o resultado aqui . +111

    queremos julho de 2008 again no nc oiaushe

  24. 24 TIO IVES 18/12/2009 às 9:19 pm

    Não gosto dos seus posts inteligentes, D: prefiro quando falam de merda HUAUHAUHUH eu sou vazio D: não consigo compreender essas coisas

  25. 25 Juliana 18/12/2009 às 9:22 pm

    Muito bom post, adorei a parte do Flamengo.
    Porém, sejEmos no eczist. Abrá.

  26. 26 nella 19/12/2009 às 12:02 am

    gostei do post 🙂 os homens deviam se questionar sobre o que os é imposto, não se deve deixar os outros colocarem o que quiserem na nossa mente.

  27. 27 Ju 19/12/2009 às 1:42 am

    me desculpe , mas no meu ponto de vista o que seria e um paradigma tbm é , por que será que todo ser não torçe pro Flamengo deve odia-lo ? sou flamenguista e sou super da paz , odeio brigas e conflitos por causa disso ! não tenho nada contra outros times , muito pelo contrario , é legal que tenha outros times e haja uma rivalidade SADIA entre torcidas , mas a questão aqui não é futebol então deixa pra lá !

  28. 28 Audy 19/12/2009 às 2:04 am

    Almeida, você me dá orgulho, sério.

  29. 29 Almeida 19/12/2009 às 2:40 am

    eu faço um post analisando a sociedade e o pessoal só comenta sobre o flamengo.

  30. 30 anônimo 19/12/2009 às 3:10 am

    adorei a parte que você fala do feminismo, é muuuuuito verdade. a maioria das mulheres usam a igualdade entre os sexos e o feminismo para o seu interesse, para o homem fazer o que ela quer, e isso acaba deixando ela mesma inferior, não que não tenham homens que façam isso também.

  31. 31 Ana Júlia 19/12/2009 às 3:55 am

    Você é filho do meu pai.

  32. 32 @_adnana 19/12/2009 às 1:39 pm

    post mara, Almeida. *-*
    mas podia ter vivido sem ler aquele último parágrafo sobre palavrôes, é.
    :S

  33. 33 Fátima 19/12/2009 às 3:19 pm

    Olá

    Eu adorei o post!
    E faltou o paradigma de que tudo relacionado ao sexo é “coisa feia”
    Ah PELO AMOR DE DEUS , foi isso que nos deu origem a vida ¬¬*

    Mas foi muito legal : D
    Ah e só pra constar…

    EU NAO ACREDITO EM DEUS-Se ele fosse a melhor pessoa mesmo…o mundo nao tava essa disgraça que tá hoje.Ja que o ser-humano nao foi esperto o bastante pra conseguir resolver poluiçao,fome,pobreza…ELE(Deus,se ele existir) podia fazer alguma coisa u.u

  34. 34 Almeida 19/12/2009 às 4:36 pm

    @Fátima

    eu pretendia falar sobre isso do sexo!
    mas eu esqueci, rs.

  35. 35 Gabriella 19/12/2009 às 6:46 pm

    “Boca suja não é quem fala boceta, e sim quem fala “Uma vez flamengo, sempre flamengo…”.” man, FO-DA OIAHSOAIHSOAIHS

  36. 36 @pumpmagic 19/12/2009 às 9:58 pm

    Apoiado, apoiado. É por isso que eu continuo falando pra caralho, rs.

  37. 37 katarina p 21/12/2009 às 12:15 am

    maria clara, o fato de um grupo de pessoas lerem o mesmo blog, não significa que é um paradigma. leem por que conhecem a qualidade t

  38. 38 Kauê 21/12/2009 às 6:23 am

    UHAhuAhuA gostei mt do post xD Eu sempre pensei nessa parada, mas eu pensava de uma forma mais, digamos, simplificada. Do tipo “pq temos que usar gravatas?” Sério, se alguém me falar aqui a utilidade de uma gravata, ganha um doce.

    Gostei também da capacidade de análise textual da galera. Um texto super elaborado, falando sobre um assunto bem específico, e a melhor parte (segundo alguns) é “Boca suja não é quem fala boceta, e sim quem fala “Uma vez flamengo, sempre flamengo…”.” Ok, eu respeito os gostos de cada um, mas vamos falar sobre o assunto né xD Aliás, pq odeiam tanto o Flamengo? Foi algo que ele fez a vcs? Se sim, é simples: mudem de time, para um time que nunca vai enfrentar o Flamengo, que aí vcs não vão ter motivos para odiá-lo. FIca a dica.

  39. 39 vinícius 21/12/2009 às 12:39 pm

    cara, concordo com cada letra. e sempre que eu falo isso pros outros, sou visto como um monstro que quer destruir os bons costumes da sociedade.

    bem, quanto a gravata que o cara falou aí em cima, eu vou mais fundo. alguém já parou pra pensar na burrice que é usar terno aqui no Brasil? por que usar terno aqui é chique? caralho, vivemos num país tropical, quente pra cacete e temos que usar aquela roupa pesada? isso é burrice. na europa, tudo bem. lá é frio, a roupa combina. aqui não, aqui é calor, país tropical, janeiro verão sol praia. enfim, não entendo. e pior, faço direito, quando me formar vou ter que usar essa merda o tempo todo. é pra foder mesmo…

  40. 40 Alexandre 21/12/2009 às 4:25 pm

    Olá Pessoal,
    Não achei o link de contato então mando o convite por auqi:
    Escrevo pra uma revista qu roda no oeste do paraná e tenho uma coluna que se chama “Vida de Blogueiro”.
    Queria mandar as perguntas pra que sejam respondidas. É simples, tipo ping pong, daí coloco com uma foto.
    Se quiser mando a coluna com a participação do Chongas e do Jacaré Banguela.
    abs

  41. 41 Almeida 21/12/2009 às 6:01 pm

    @Alexandre

    pode mandar um email pra almeidainthepink@hotmail.com
    tem mais informações de contato ali no FAQ 🙂

  42. 42 lala 21/12/2009 às 8:29 pm

    Enquanto os salários dos homens forem maiores do que os das mulheres, para as mesmas funções.. Não é nenhum paradigma deixar homens pagarem a conta.. Nada mais justo não?

  43. 43 aleksa 27/12/2009 às 7:14 pm

    mas que merda hein?
    concordo com as suas professoras… vc não sabe escrever mesmo.

  44. 44 Carolina 28/12/2009 às 6:30 pm

    nossa, muuuito boom.
    Alias andei pensando na historia do palavrao esses dias. todos dizem que é feio, mas afinal quem diz sou eu, e alguem perguntou pra mim se eu acho bonito ou feio? ou qual é minha interpretação sobre a palavra? NAO!

  45. 45 Thaai Carvalho 31/12/2009 às 7:42 pm

    oaisoaioaoaisoasioais…nao faço ideia mas,adorei,mesmo vc sendo um pouco machista em relaçao a demora das mulheres para fazer a troca de roupa e coisas do genero,vc esta correto qnt a falar palavroes,higiene e etc etc etc.
    adorei!


Deixe um comentário

Atualmente:

Música: Canção da Noite
Banda: Fresno
Livro: Sherlock Holmes
Série:
How I Met Your Mother

Destaques

Um rolê em Madureira: 918 e 919 nunca tiveram uma diferença tão grande na minha vida. Essa diferença somado com a insano desejo do destino de me foder, causou uma peripécia de tremer as cuecas.

Ensino Médio deturpando sonhos:

Apesar do Ensino Médio ser repleto de conhecimentos babacas os quais nunca terão a menor utilidade em nossas vidas, ele pode desmentir algumas informações as quais fizeram você acreditar ser verdade por toda sua vida.

Adão era digno de respeito: Além de não precisar usar cuecas e dar a primeira bimbada da história, Adão ainda não precisa viver momentos constrangedores pelo fato de existir outras pessoas no mundo. Porque falamos tanto de Jesus tendo um herói bíblico desses?



Para ler mais dos textos menos piores do blog, clique aqui.

RSS Twitter

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Gostou de um texto?

Mande para o Uêba

Ou pro LinkLog

Ou pro Ocioso.

  • 654,601 visitas

